O que fazer em Assunção
Apesar de ser a capital do Paraguai, Assunção não é um dos destinos mais procurados pelos turistas. Isso acontece porque, normalmente, as pessoas acabam indo até a Ciudad del Este, que faz fronteira com o Brasil, deixando Assunção de lado. No entanto, a cidade possui muitos atrativos que os brasileiros desconhecem. Por isso, resolvemos fazer um post te contando o que fazer em Assunção, para te mostrar que existem motivos para ir até lá.
Conhecer o Pantheon Nacional dos Heróis e Oratório da Virgem Maria de Assunção
O Pantheon é um dos principais pontos turísticos do Paraguai, e sua construção foi inspirada no Palácio dos Inválidos de Paris. O objetivo inicial era homenagear a padroeira da cidade, mas, depois da Guerra do Chaco, a obra se tornou também o Pantheon dos Heróis. Lá, ficam os testos mortais dos soldados falecidos na guerra, bem como dos generais que presidiram o país. Além disso, existem diversas estátuas religiosas, tudo em um lugar só.
Visitar o Museu del Barro
O Museu del Barro foi fundado por Olha Blinder e Carlos Colombino, que eram colecionadores de desenhos e gravuras. A ideia era reunir, em um só lugar, as obras de artistas paraguaios “mestiços”. Posteriormente, as obras indígenas passaram a compor o acervo também, que já conta com mais de 5.500 objetos. Por isso, se você for a Assunção, não deixe de visitar o Museu del Barro e conhecer um pouco mais sobre a história e a arte dos povos nativos do país.
Passear no Museu das Memórias
Outra parada obrigatória em Assunção é o Museu das Memórias, que reúne diversas informações sobre o período da ditadura. A verdade é que o Museu não é um lugar muito fácil de se visitar, pois a energia pode ser um pouco pesada. No entanto, é importante aprender um pouco mais sobre o que aconteceu e conferir de perto as consequências de um período tão sombrio, a fim de evitar que esse tipo de situação volte a ocorrer. Além disso, a entrada e gratuita! Então, não há desculpa.
Conhecer a Estación Ferrocarril Carlos Antonio López
A estação fica no centro de Assunção, em frente à Praça Uruguaia. Ela foi a primeira estação ferroviária da América do Sul e possui, até hoje, uma locomotiva a vapor funcionando normalmente. Apesar de a construção não estar tão bem conservada, vale a pena a visita, pois é bastante interessante conhecer a estrutura interna e ver a locomotiva em funcionamento. Além disso, há um museu dentro da estação, que você também poderá visitar.