Turismo no BrasilFériasRoteirosTurismo sem fronteiras

Dicas para conhecer Ouro Preto

Se você está pensando em conhecer Ouro Preto, chegou ao lugar certo! Além de ser um dos principais destinos do Brasil, Ouro Preto também foi a primeira cidade a ser nomeada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, tamanha a sua importância para a história do Brasil. Então, venha conferir as principais dicas que você precisa saber antes de conhecer Ouro Preto, para que a sua experiência seja incrível!

Dicas para conhecer Ouro Preto

1.      Como chegar em Ouro Preto?

A forma mais fácil de chegar em Ouro Preto é através do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Do aeroporto até a cidade há uma distância de apenas 100km, que pode ser percorrida tranquilamente de carro ou de ônibus. Assim, você pode comprar a passagem de ônibus saindo direto do aeroporto, ou alugar um carro e seguir pela estrada apreciando toda a sua beleza.

No geral, a viagem dura no máximo duas horas, se você não tiver nenhuma intercorrência, e você ainda pode ficar com o carro para fazer alguns passeios para fora de Ouro Preto, como Mariana e Lavras Novas.

2.      Como fazer os passeios ?

Nós até já antecipamos um pouco sobre a nossa recomendação no último tópico. Sem dúvidas, a melhor opção é alugar um carro, que já irá servir para percorrer o trajeto do aeroporto para Ouro Preto e depois fica disponível para você fazer os passeios quando estiver lá.

Mas, se você não se sentir seguro para pegar a estrada ou se for uma pessoa que não dirige, não se preocupe! A maioria dos passeios no centro histórico de Ouro Preto pode ser feita a pé. Além disso, se você quiser conhecer outras cidades vizinhas, é possível contratar uma agência de turismo ou até utilizar o transporte público, em alguns casos.

3.      Qual o melhor período para conhecer Ouro Preto?

Você pode conhecer Ouro Preto em qualquer época do ano, afinal, a cidade vive do turismo e estará aguardando para te receber com os braços abertos! No entanto, durante o mês de julho ocorre o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, o que pode ser um bom motivo para ir nessa época.

Por outro lado, se você não quiser encontrar a cidade muito movimentada, o ideal é evitar o mês de julho. Além disso, no período de abril a setembro o clima é mais agradável, com uma incidência de chuvas menor. Então, se você puder ir durante esse período, pode ser uma boa.

4.      Quantos dias são necessários para conhecer Ouro Preto?

Ouro Preto possui atrações que vão desde o centro histórico até passeios de ecoturismo, como trilhas e camping. Por isso, se você quiser aproveitar tudo com calma – inclusive as cidades vizinhas – nós recomendamos ficar pelo menos uma semana por lá.

No entanto, se você não tiver disponibilidade para ficar tanto tempo, não se preocupe: em dois a três dias é possível conhecer os principais pontos turísticos. E é claro que você sempre pode voltar para visitar outros lugares depois, não é mesmo?

5.      Onde se hospedar ?

Como a cidade é inteiramente dedicada ao turismo, você não terá muito problema para encontrar uma boa acomodação. A maioria dos hotéis e pousadas oferece uma boa estrutura, de forma que não há muito como errar na hora de escolher. No entanto, nós destacamos dois fatores importantes:

Primeiro, é fundamental optar por uma opção de hotel que fique no centro histórico, para que você esteja em uma localização boa para fazer os passeios. Em segundo lugar, nós recomendamos evitar hotéis que fiquem no topo de ladeiras – especialmente se você planeja fazer os passeios a pé e possui problemas de locomoção – pois a subida pode se tornar cansativa.

E aí, gostou das nossas dicas para conhecer Ouro Preto? Então, comenta!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo