Curiosidades sobre a Eslovênia
Antes de mais nada, a Eslovênia é um dos destinos não tão óbvios da Europa, e é pouco procurada pelos turistas se comparada com destinos como a França, por exemplo. Mas isso não significa que o país tem pouco a oferecer. Na verdade, a Eslovênia reúne muita beleza, cultura e história, sendo um ótimo destino para quem quer conhecer lugares novos. Mas, se você ainda precisa se convencer, venha conferir algumas curiosidades sobre a Eslovênia!
1. A Eslovênia possui um dos lagos mais bonitos do mundo
Primeiramente, em se tratando de belezas naturais, a Eslovênia não deixa nada a desejar. Tanto é que o Lago Bled, que fica no país, é considerado um dos mais bonitos do mundo. E não é só isso: o local é perfeito para banho, pois é aquecido naturalmente por nascentes termais, ficando em uma temperatura de cerca de 26 graus durante todo o ano. E aí, já conhecia essa curiosidade sobre a Eslovênia?
2. A Eslovênia possui pontos turísticos subterrâneos
Uma das curiosidades sobre a Eslovênia é que o país é um dos poucos lugares do mundo que possui pontos turísticos subterrâneos. Um deles é o Skocjan Caves, um cânion subterrâneo com mais de 4 mil passagens, câmaras e cachoeiras. Além disso, temos a Caverna de Postojna, uma das atrações mais visitadas na Eslovênia.
3. A roda foi inventada na Eslovênia
Já pensou em um mundo sem rodas? Seria praticamente impossível transitar de um lugar para o outro, não é mesmo? A invenção da roda foi algo que revolucionou a história da humanidade e aconteceu, justamente, na Eslovênia. Inclusive, há uma roda na cidade de Liubliana que, segundo estudos, possui mais de 5.150 anos! Essa, provavelmente, é uma das curiosidades sobre a Eslovênia que você não sabia, não é mesmo?
4. A Eslovênia se preocupa muito com a natureza
Tanto é que mais de 50% do país é de reservas naturais, que são protegidas pelo governo. Inclusive, é a Eslovênia que possui a maior porcentagem de área protegida do mundo, especialmente quando se considera o território, que não é muito grande. Além disso, é um dos países mais ecológicos do mundo, perdendo apenas para a Finlândia, a Suécia, a Islândia e a Dinamarca.
5. Na Eslovênia, você pode dormir em uma prisão
Tudo bem que quase ninguém quer ter essa experiência, mas você há de concordar que dormir em uma prisão é algo que não se pode fazer em qualquer lugar – a menos que você seja realmente preso. Mas não se preocupe, não é uma prisão qualquer! A cidade de Liubliana tem um hotel, chamado de Hostel Celica, que funciona em uma antiga prisão. Mas o local foi devidamente reformado e adaptado para receber os turistas, então vale a pena a experiência!