Curiosidades sobre Manaus
Apesar de não ser um dos destinos mais procurados pelos turistas, a verdade é que existem inúmeras curiosidades sobre Manaus que vão te deixar com vontade de ir até lá. Por isso, se você ainda não se convenceu de adicionar esse destino na sua lista de próximas viagens, vale a pena dar uma chance e conferir esse post. Então, venha descobrir algumas curiosidades sobre Manaus que você provavelmente não sabe!
Curiosidades sobre Manaus
1. Influência inglesa
Uma das curiosidades sobre Manaus que poucas pessoas sabem é que a cidade possui vários traços da cultura inglesa, inclusive na arquitetura. Isso se deu por conta do ciclo da borracha, que trouxe empresas e investidores ingleses para o Brasil. Além disso, foi durante essa fase que Manaus teve o seu maior desenvolvimento.
As marcas dessa influência se encontram em construções como o Mercado Municipal, o Porto (Rodway), o Prédio da Alfândega e o bondinho. Além disso, os ingleses foram os responsáveis por levar luz elétrica para a cidade.
2. Primeira universidade do Brasil
Outro fato curioso sobre Manaus é que a cidade teve a primeira universidade do Brasil! Ela foi fundada em 1909, com o nome de Escola Universitária Livre de Manáos. Eram dez cursos, reunidos em cinco faculdades, que surgiram como resposta à necessidade de desenvolvimento da indústria da borracha.
Posteriormente, a universidade deixou de receber apoio do governo do estado, tendo resistido apenas a Faculdade de Direito. Mas foi graças a ela que surgiu a Universidade Federal do Amazonas, em 1962, que está em funcionamento até hoje e é uma das principais do Estado.
3. Copacabana de Manaus?
O tão famoso calçadão de Copacabana também existe em Manaus, você sabia? Mas não pense que foi uma cópia: na verdade, o calçadão de Manaus foi construído primeiro, em 1901. Por isso, se houve algum estado imitando outro, certamente o “copiador” foi o Rio de Janeiro.
O calçadão fica na praça do Largo São Sebastião, e ainda é cercado por importantes pontos turísticos da cidade, como o Monumento de Abertura dos Portos, a Igreja de São Sebastião e o Teatro Amazonas. Além disso, você não pode deixar de passar pelo Bar do Armando e na Sorveteria Glacial, que também ficam por lá.
4. Maior porto flutuante do mundo
Lembra que falamos sobre a influência inglesa? Pois bem, uma das heranças é o Porto de Manaus, que é o maior porto flutuante do mundo! Ele consegue receber 4 navios simultaneamente, chegando até 7 no período de cheia do Rio Negro. Inclusive, a construção do porto flutuante se deu justamente por conta dos períodos de cheia e vazão do rio, a fim de que o porto possa acompanhar essa oscilação.
5. Terceira capital menos arborizada do Brasil
Eu aposto que o seu primeiro pensamento ao imaginar Manaus é de uma cidade cheia de árvores e plantas. Afinal, não há como esperar nada diferente de uma cidade que fica bem na Floresta Amazônica. No entanto, não é bem assim: na verdade, o censo do IBGE de 2010 identificou que Manaus possui apenas 25,1% de cobertura vegetal.
Com isso, ela ocupa o posto de terceira capital MENOS arborizada do Brasil! Vamos ver se, com o novo censo do IBGE, essa situação já terá mudado, não é mesmo? E aí, já conhecia essa curiosidade sobre Manaus?