Dicas para conhecer o Nordeste de carro
A região nordeste do Brasil reúne inúmeros destinos incríveis, principalmente quando se fala no litoral. Com tantas opções fica difícil escolher um lugar para conhecer, não é mesmo? Mas, afinal, por que escolher? Se você tiver um período de férias um pouco maior, de pelo menos 15 dias, conhecer o nordeste de carro será uma experiência maravilhosa. E, assim, você poderá conhecer diversas cidades e lugares lindíssimos! Então, venha conferir algumas dicas para conhecer o nordeste de carro.
1. Contabilize quantos dias você poderá passar viajando
Para conhecer o nordeste de carro, a primeira coisa que você deve fazer é contabilizar quantos dias poderá passar viajando. Isso porque esse é um tipo de viagem que não vale a pena fazer com poucos dias, pois pode acabar ficando muito cansativa. Assim, se você tiver férias de 30 dias ininterruptos, por exemplo, pode separar 15 ou 20 dias para viajar. Com a quantidade de dias, fica mais fácil saber quais destinos você conseguirá visitar durante esse período.
2. Faça uma previsão de orçamento
No geral, não costuma ser muito caro conhecer o nordeste de carro. No entanto, um orçamento prévio vai te ajudar a se planejar melhor e saber o que é possível fazer durante a viagem. Se você não estiver com um orçamento muito folgado, por exemplo, pode conhecer uma parte do nordeste e, em outra viagem, conhecer o restante.
3. Selecione os lugares que você deseja conhecer
O nordeste possui 9 estados, todos com opções de passeios maravilhosos. Porém, talvez você não consiga conhecer todos de uma só vez, pois, além de ficar mais caro, a viagem também se torna mais cansativa. Por isso, procure selecionar os estados que você não abre mão de conhecer, a fim de montar o melhor roteiro. E, não se preocupe: você vai gostar tanto de conhecer o nordeste de carro que, com certeza, vai retornar depois para visitar os outros lugares.
4. Planeje a sua rota
Depois que estiver com os destinos escolhidos, chegou a hora de usar o google maps! Ele irá te ajudar a verificar as distâncias entre uma cidade e outra, além de indicar o melhor caminho a partir de onde você mora. Assim, o ideal é sempre percorrer as menores distâncias possíveis entre uma cidade e outra, e fazer paradas de pelo menos 2 dias em cada lugar, para conhecer os pontos turísticos, aproveitar um pouco e descansar para a próxima viagem. Se você estiver longe do Nordeste, pode ir de avião até lá e, depois, alugar um carro para o resto do caminho.
5. Deixe alguns dias extras no seu planejamento
Imprevistos acontecem e, na estrada, isso é ainda mais possível de acontecer. Por isso, sempre deixe um ou dois dias a mais no seu roteiro, sem nenhuma atividade, viagem ou passeio programado. Assim, você terá uma margem de flexibilidade para ajustar o roteiro, se precisar. E, se nada de errado acontecer, você ainda ganha mais dois dias livres no seu último destino. Nada mal, não é mesmo?