FériasRoteirosTurismo no BrasilTurismo sem fronteiras

O que fazer em Rio de Contas

Neste post, você irá descobrir o que fazer em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, uma das regiões mais bonitas da Bahia. Assim, se estiver pensando em conhecer esta cidade histórica, confira estas dicas!

Onde se hospedar?

Rio de Contas é uma cidade que oferece diversas opções de hospedagem. Você pode, por exemplo, ficar hospedado na Fazenda Vaccaro (a 10km da cidade), onde é possível fazer camping, ficar em chalés ou nas casas da árvore.

Outra opção é ficar na cidade de Rio de Contas mesmo, que conta com várias pousadas, o que é recomendado para quem deseja explorar mais o local. Por fim, também é possível se hospedar no Raposo Chalé, que fica próximo à entrada de Rio de Contas.

O que fazer?

1. Conhecer a Igreja de Santana

A Igreja de Santana é patrimônio histórico tombado pelo Iphan. Com uma estética barroca, a história da igreja se confunde com a própria história da cidade. Isso porque, por conta do êxodo da população local, que foi em direção à região mineira, a obra nunca foi acabada. Apesar disso, além de um ponto turístico, é ainda um local de expressão da religiosidade local.

2. Conhecer a Fazenda Vaccaro

Localizada a 10km da cidade, a Fazenda Vaccaro é um dos lugares imperdíveis em Rio de Conta – BA. Isso porque se trata de um lugar lindo, ideal para quem curte a natureza, com cachoeiras ótimas para banhos e opções de comida, bebida e hospedagem.

Além disso, sempre bom lembrar que a Fazenda Vaccaro é um local cuja administração preza pelo orgânico e sustentável. Assim, lá você encontrará cachaças e cafés artesanais, bem um espaço inteirinho de plantações das diversas frutas.

3. Tomar um banho na Cachoeira do Fraga

A Cachoeira do Fraga fica na entrada da cidade de Rio de Contas, no sentido Livramento à Rio de Contas. Além de linda, oferece um dos melhores banhos locais e, no ambiente, existe um barzinho simples, mas apto a te atender.

4. Fazer a trilha da Estrada Real

A trilha da Estrada Real começa no meio da estrada que liga Livramento a Rio de Contas. Com cerca de 9km de trajeto, essa trilha não é considerada pesada, mas é sempre bom lembrar de que é uma subida. Portanto, vá preparado! Leve água, doce e, é claro: vá com quem conheça o caminho! Essa trilha dá no fundo de um outro lugar que você deve conhecer, o Raposo Chalé, que oferece muitas opções de comidas, bebidas, banhos e hospedagem.

5. Conhecer o Pico das Almas e o Pico do Itobira

Aqui sim: trilhas mais pesadas. O Pico das Almas é um dos lugares mais famosos da Bahia, quando se fala em trilha. Com cerca de 1.830 metros de altitude, esteja ciente de que você, para fazer esta trilha, precisará de roupas adequadas, água e comida, pois ela dura cerca de 3 horas, se você for num ritmo normal. Isso, é claro, contando do começo da trilha, que fica um pouco depois de Rio de Contas.

Igualmente lindo, mas menos pesada é a trilha do Pico de Itobira. Com cerca de 1.900 metros de altitude, do Pico do Itobira é possível ver o Pico das Almas, a Serra do Barbado, a Barragem e a cidade de Rio de Contas. Seja qual for a sua opção, saiba que a vista compensa todo o esforço!

Pensando em conhecer Rio de Contas, na Chapada Diamantina? Então, confira dicas do que fazer lá!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo