CaribeChileEstados UnidosEuropaFériasPraiaRoteirosTurismo no BrasilViagem ao mundo

O que levar na mala de mão

Você já passou por algum transtorno no aeroporto porque estava com algum item que não era permitido levar na mala de mão? Pois é, existem algumas normas previstas pela ANAC, para garantir a segurança dos passageiros e da tripulação nos voos que, se desconhecidas pelos viajantes, podem causar alguns incômodos na hora do check-in. Pois é, eu mesma já passei por uma situação assim.

Há algum tempo, ainda era possível despachar malas no bagageiro do avião de forma gratuita. Era mais comum que as malas de mão ficassem apenas com os itens que fossem necessários durante o voo. No entanto, tem se tornado cada vez mais comum viajar apenas com a mala de mão. Com todos os itens de roupa e higiene pessoal em um único volume.

Com isso, é preciso ficar ainda mais atento: alguns itens que poderiam ser despachados não podem ser levados na mala de mão. Não sabe quais são? Então, venha conferir!

É PROIBIDO levar na mala de mão:

Segundo as regras da ANAC, proibidos os objetos perfurocortantes, a exemplo de tesouras, canivetes e lixas de unha. Trata-se de uma medida que visa a minimizar os riscos de que tais objetos sejam utilizados para ferir outros passageiros ou a tripulação. Também são proibidos os produtos químicos (spray de cabelo, acetona, cloro…), ferramentas, armas de fogo, fósforos e isqueiros.

Além disso, líquidos acima de 100ml e alimentos acima de 100g também não são permitidos, salvo nos casos de medicamentos que o passageiro precise fazer uso durante a viagem, leite materno, sucos e comida para crianças de até 2 anos. Vale lembrar que o limite de peso para as bagagens de mão é de 10kg, e as dimensões não podem ultrapassar 115cm (altura + largura + comprimento).

É PERMITIDO levar:

O que não estiver na lista dos itens proibidos, você poderá levar tranquilamente na sua mala de mão. Assim, itens pessoais (carteira, óculos e documentos); aparelhos eletrônicos (notebooks, tablets, celular e os respectivos carregadores); roupas e cobertores estão todos liberados.  

Também são permitidos itens de higiene pessoal, como perfumes, desodorantes, shampoos, condicionadores e hidratantes, desde que respeitado o limite de 100ml. Ainda, como já mencionado acima, é possível levar medicamentos de uso pessoal, sendo que, se o frasco tiver mais de 100ml, você deve levar a receita médica.

Comidas e bebidas estão liberadas pela ANAC, sendo possível inclusive adquiri-las na área de embarque, antes do voo. Nesse caso, o único cuidado que você deve ter é de observar os limites de 100ml para líquidos e 100g para sólidos.

Além da mala de mão, você também poderá levar um outro volume. Estes são considerado pelas companhias aéreas como “item pessoal”. É o caso das bolsas e das mochilas, que você pode usar para colocar as coisas que usa com mais frequência.

Assim, é totalmente possível viajar apenas com a bagagem de mão e levar tudo o que você precisa para a sua viagem, sem precisar pagar a taxa de uma mala extra. Basta que você fique atento às regras estabelecidas pela ANAC, e com certeza não terá nenhuma dor de cabeça!

E aí, gostou das dicas sobre o que levar na bagagem de mão?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo