Principais pontos turísticos de Istambul
Istambul é uma das cidades do mundo que está, simultaneamente, em dois continentes: o europeu e o asiático. Só por isso, já é de se esperar que o arcabouço cultural da cidade seja riquíssimo, não é mesmo? Mas não é só isso: Istambul é o destino ideal para quem gosta de história, arquitetura, religião e arte. A gastronomia também não fica atrás! Mas, então, quais são os principais pontos turísticos de Istambul? Venha conferir!
Hagia Sophia
Sem dúvidas, a Hagia Sophia é um dos pontos turísticos de Istambul que você precisa conhecer. Ela reflete as mudanças culturais que caracterizam a cidade, tendo em vista que foi construída para ser a Igreja do Império Romano no século VI. À época, era chamada de Igreja da Sabedoria Sagrada. Posteriormente, no século XV, foi convertida em mesquita, ganhando o formato que possui atualmente. Em 1936, diante da importância da construção, ela foi convertida em museu, mas em 2020 essa decisão foi revista pelo Presidente Erdogan, que a transformou em sede religiosa novamente.
Mesquita Azul
Mais um dos pontos turísticos de Istambul que você precisa conhecer, a Mesquita Azul é a mais importante da cidade, e sempre está cheia de turistas. Ela ganhou esse nome em razão dos mosaicos de azulejos azuis, sendo belíssima por dentro e por fora. Mais recente do que a Hagia Sophia, a Mesquita Azul foi construída no século XVII, e fica na Frente dela. Assim, você pode aproveitar para conhecer as duas no mesmo dia!
Grande Bazar
Se você gosta de compras, o Grande Bazar é um dos pontos turísticos de Istambul que precisa estar no seu roteiro. Afinal, trata-se de um mercado coberto, no qual você encontra de tudo um pouco: cerâmicas, joias, bijuterias, objetos de decoração, roupas, tapetes, luminárias… Qualquer um fica desorientado com tanta coisa! Mas não deixe de negociar o preço, pois é comum encontrar preços mais altos para enganar turistas desavisados.
Palácio Dolmabahçe
O Palácio Dolnabahçe é mais um dos pontos turísticos de Istambul que precisam estar no seu roteiro. Ele foi construído no século XIX, em uma tentativa de competir com os palácios europeus e, sinceramente, não fica nada atrás. A beleza da construção é tão impressionante que dá a sensação de que não é real. Além disso, vale a pena aproveitar a visita para conhecer também o bairro Besiktas, onde fica o palácio. Se encontrar alguma feira local, não deixe de dar uma chance aos pratos típicos da Turquia!