Recife espera por você: o que fazer em Recife
Viajar para Recife, uma cidade do Pernambuco que respira história como só ela. Se destacando do restante do país por suas penínsulas, ilhéus, pontes e rios, o Recife foi sede de invasões holandesas, revoluções artísticas, históricas e arquitetônicas. Tudo isso pode ser sentido com uma breve caminhada pelas ladeiras de Olinda, pelo bairro das Graças ou Boa Vista.
No artigo de hoje, ainda que de maneira breve, vamos procurar dar algumas das principais dicas sobre o que fazer em Recife e como melhor organizar sua viagem.
Onde ficar em Recife?
Antes de mais nada, o primeiro ponto a se refletir se você vai viajar para Recife é o bairro onde irá se hospedar. As opções são intermináveis, principalmente por conta da dimensão da cidade e da zona conurbada. Nossa dica aqui do blog é ficar em bairros como Santo Amaro, Boa Vista, Boa Vista ou até mesmo Casa Forte e Graças.
Nas três primeiras opções você estará bem perto dos principais pontos turísticos e dos restaurantes mais importantes. Nas duas últimas, poderá encontrar diversos bares bem badalados, caminhar por ruas tranquilas e seguras, além de conhecer os maiores parques da cidade.
Recife é uma cidade caminhável?
Acima de tudo numa escala de zero a dez, temos de dar uma nota 5 no quesito “walkability” de Recife. Caminhar na cidade pode ser um desafio por diversas razões, a começar pelas calçadas e pela falta de passarelas. O desafio vale tanto para aqueles totalmente capazes quanto para PCDs.
Por outro lado, a trama de ciclovias é bem avantajada, tanto na zona sul quanto no centro. Somado a elas, temos as bicicletas do Banco Itaú, que custam R$ 3 por meia hora de passeio. Viajar para Recife e conhecer a cidade de bicicleta é uma experiência única.
Uber vai ser o seu melhor amigo
A cidade, como falamos, é imensa, e os destinos mais interessantes são distribuídos por toda a Grande Recife. Por isso, se você vai passar poucos dias e pretende conhecer muitos locais, terá de fazer uso da Uber. E, para melhor aproveitar o investimento em transporte, procure planejar bem o que fazer em Recife.
Algumas coisas a se conhecer em Recife seriam:
O Parque da Jaqueira, o Parque do Baobá, a casa de Cookies Frederick’s e o Reteteu Restaurante de comida honesta ficam todos numa mesma região e lhe convidam para uma caminhada. Ainda no mesmo raio, existe o Museu do Estado de Pernambuco, e a alguns minutos de Uber, o belíssimo Cinema São Luís. Vale lembrar que o cinema não aceita PIX nem Cartão de Crédito, então tenha dinheiro vivo em mãos.
Contudo outros grandes atrativos da cidade seriam o Instituto Ricardo Brennand, uma instituição cultural brasileira, eleito melhor museu da América do Sul pelo TripAdvisor. Assim como a Oficina Cerâmica Francisco Brennand, outro museu de arte criado pelo artista plástico pernambucano que dá nome a esse conjunto arquitetônico.
Existe melhor momento para ir ao Recife?
Não necessariamente. Tudo vai depender de seu objetivo. Se tem interesse nas festas carnavalescas, fevereiro é o melhor momento para você, mas em contrapartida. A cidade estará fervilhante e não muito confortável para flanar e conhecer pacientemente.
Seja como for se seu objetivo é esse, Maio a Julho são meses bem recomendáveis, com muitas exposições artísticas e eventos culturais por todos os cantos.
Gostou dessas dicas? Não esqueça de conferir nosso site sempre que possível para mais recomendações como estas.