Chapada Diamantina
A maioria das pessoas tende a acreditar que, para fazer uma boa viagem, é preciso ir para outros países. Mas a verdade é que o nosso Brasil, com toda a sua extensão, possui uma infinidade de opções incríveis para visitar! A Chapada Diamantina fica na Bahia e é uma região ideal para quem gosta de estar próximo da natureza. A depender de onde você esteja, dá até para ir de carro. Ou, se essa não for uma opção, você pode alugar um carro quando chegar lá, o que vai facilitar muito para fazer os passeios. Mas, afinal, você sabe quais são os principais destinos na Chapada Diamantina? Se não, venha conferir!
Lençóis
Lençóis, sem dúvidas, é um dos primeiros destinos da Chapada Diamantina a ser visitado! Isso acontece também em razão da facilidade para chegar lá, pois é possível ir de avião. A cidade preserva muito da estrutura da época colonial, mas é bastante estruturada para receber os turistas. Lá, você poderá conhecer o Morro do Pai Inácio e, de lá de cima, ver o Morro do Camelo e o Morrão, além de ter uma vista panorâmica do Parque Nacional da Chapada Diamantina! Não deixe também de conhecer o Serrano e o Salão das Areias.
Vale do Capão
Outra cidadezinha de interior, o Vale do Capão é uma ótima opção para quem deseja se desconectar do mundo externo. É claro que a maioria dos lugares já tem wi-fi, mas o sinal de celular costuma ser bem fraquinho. Além disso, a cidade é cheia de espiritualidade e cultura, com eventos que vão desde aulas de ioga e rituais de cura, até shows de música e dança. Não faltam também as belezas naturais, né? A Cachoeira da Fumaça, por exemplo, é uma trilha imperdível!
Vale do Pati
O Vale do Pati é o destino ideal na Chapada Diamantina para quem gosta de Trekking! Isso porque lá você encontrará diversos paredões de pedra e cachoeiras belíssimas, sendo ótimas opções para quem gosta desse tipo de passeio. Se decidir ir por lá, conheça o Mirante, o Morro do Castelo e o Cachoeirão!
Rio de Contas
Uma das principais curiosidades sobre Rio de Contas é que ela foi a primeira cidade planejada do País, sendo também bastante antiga. Segundo relatos, a cidade existe desde 1681! Lá, você poderá conhecer um pouco sobre a história da cidade (com suas construções ainda preservadas), fazer trilhas, conhecer cachoeiras como a Cachoeira do Fraga e a Véu de Noiva, visitar o Pico do Barbado e ainda aproveitar a Fazenda Vaccaro! Então, não falta o que fazer.