Chapada Diamantina ou Jalapão?
Se você gosta de ecoturismo, com certeza deve estar na dúvida entre Chapada Diamantina ou Jalapão para a sua próxima viagem. Afinal, tratam-se de dois destinos incríveis, que atraem turistas de todos os lugares do Brasil para curtir as belezas naturais que o nosso país tem a oferecer. Mas, então, como escolher o melhor lugar para conhecer? Venha conferir alguns fatores que podem te ajudar nessa decisão!
Chapada Diamantina ou Jalapão?
1. Autonomia
Se você é um daqueles turistas que não gosta de depender de ninguém e está acostumado a explorar seus destinos sozinho, a Chapada Diamantina é o lugar ideal para você. Isso porque, apesar de existirem alguns passeios em que é mais recomendado contratar um guia turístico, também há muita coisa que você pode desbravar sozinho, basta alugar um carro e colocar o pé na estrada!
Já no Jalapão isso não é recomendado, pois as estradas são ruins e mal sinalizadas. Além de precisar de um carro 4×4 para enfrentar as estradas de terra, é preciso conhecer os caminhos para conseguir chegar aos fervedouros, por exemplo. Por isso, você precisará de um guia local ou de uma agência de viagem praticamente durante todo o tempo.
2. Orçamento
Outro fator importante a se considerar é o orçamento, afinal, ninguém quer ficar passando vontade durante a viagem, não é mesmo? A verdade é que o custo da sua viagem vai depender de vários fatores, como a quantidade de dias que você vai ficar e as cidades que irá conhecer. No entanto, existe um fator que diferencia os dois destinos e pode te ajudar a escolher: deslocamento.
Para conhecer a Chapada Diamantina, você pode ir até o aeroporto de Lençóis e, de lá, alugar um carro para os passeios. Já no caso do Jalapão é preciso desembarcar em Palmas e encarar uma viagem de quase 200 km para chegar até o parque. Além disso, como já mencionamos, você precisará contratar agências ou guias para fazer os passeios, o que tende a encarecer a viagem.
3. Gastronomia
O Jalapão possui quatro principais cidades base para quem vai conhecer a região: Mateiros, Ponte Alta, São Félix e Novo Acordo. No entanto, o turismo por lá é relativamente recente, o que significa que essas cidades ainda não têm uma estrutura tão boa para receber os turistas. Isso vai desde os hotéis, por exemplo, até a gastronomia.
Por isso, se você gosta de explorar o turismo gastronômico, a região da Chapada Diamantina é mais recomendada. Lá, você terá cidades como Lençóis, Mucugê e Capão, por exemplo, que recebem turistas o ano inteiro e estão preparadas para isso. Além das comidas locais, que são deliciosas, também é possível encontrar alguns restaurantes mais estruturados, que oferecem pratos mais sofisticados.
4. Principais atrações
Por fim, também é preciso considerar as principais atrações antes de escolher entre a Chapada Diamantina ou o Jalapão. Apesar de ambos os destinos serem voltados para o ecoturismo, a verdade é que as atrações podem ser bastante diferentes. No Jalapão, por exemplo, os principais atrativos são os fervedouros, como o Fervedouro do Ceiça e o Fervedouro do Soninho. Lá você também encontrará dunas e cachoeiras, por exemplo, mas o foco é realmente nos fervedouros.
Já na Chapada Diamantina, trilhas e cachoeiras são alguns dos pontos mais fortes. É o caso da trilha do Vale do Pati e da Cachoeira da Fumaça, por exemplo. Além disso, temos o Morro do Pai Inácio, o Poço Azul, a Pratinha e a Cachoeira do Buracão. Por isso, é importante você conhecer um pouco sobre cada uma dessas atrações, para descobrir com qual destino se identifica mais!