Costa Rica, o país da Pura Vida!
“Pura Vida” é o cumprimento oficial da Costa Rica utilizado em diversas situações e pode significar algo como “olá”, ”tudo bem”, “bem-vindo”, etc. E, percorrendo o país de lés-a-lés dá para perceber o porquê desta expressão!
Neste artigo, deixo algumas sugestões de destinos e locais a visitar. Os transportes públicos e as estradas na Costa Rica não são especialmente eficientes, pelo que recomendo alugar um carro e partir à aventura sem tempo marcado!
San José
A capital da Costa Rica pode acabar por ser uma cidade simpática. Tem um circuito pedonal interessante, que passa por alguns monumentos, museus e jardins e uma zona comercial muito activa e fervilhante. A Plaza de la Cultura é o centro de tudo. Os passeios a pé devem restringir-se a essas zonas centrais e apenas durante o dia. Ninguém anda a pé à noite em San Jose, nem mesmo só alguns quarteirões.
Arenal e La Fortuna
A grande atracção da zona, e uma das maiores da Costa Rica, é o vulcão Arenal, que vale muito a pena conhecer. É preciso alguma sorte para apanhar o céu descoberto mas, quando acontece, é dos espectáculos mais bonitos e emocionantes que se pode ver, principalmente à noite quando se consegue ver as explosões e a pedras incandescentes a rolar pena colina abaixo. La Fortuna é a cidade mais próxima, onde estão a maioria dos serviços como agência de aventura, restaurantes, supermercados, etc. Tem também muitos alojamentos mas o ideal é ficar num dos vários hotéis situados ao longo da estrada, de preferência com vista para o vulcão.
Tamarindo e Avellanas
Tamarindo é uma das zonas de praia mais turísticas da Costa Rica, que aparece sempre nos guias e que qualquer “entendido” vai dizer que conhece. A praia é boa mas tem gente e barulho a mais, o ambiente é de turismo barato, bares de jovenzitos em férias de surf. Já Avellanas, muito perto dali, é bem diferente. Com um acesso menos fácil, por estradas de terra esburacada, e muito menos opções de alojamento acaba por ser bastante mais tranquilo, já com um cheirinho a selvagem. A praia também é muito boa.
Mal Pais e Santa Teresa
“Mal Pais” é normalmente utilizado para referenciar uma linha de costa que apanha, na verdade, 3 praias: Mal Pais, Playa Carmen e Santa Teresa. Este é uma daqueles sítios de “fim da estrada”. Não tem saída, ninguém “passa por lá”. Tal como na maioria das praias do Pacífico, tem-se sensação de estar no meio da selva. São vários kms de estrada de terra para lá chegar