DICAS

Dicas para fazer o câmbio antes de viajar

Dicas essenciais para realizar o câmbio de moedas antes de uma viagem internacional

Fazer o câmbio com antecedência pode fazer com que você economize e garanta uma viagem tranquila.
Planeje seu câmbio de moedas com antecedência e garanta uma viagem internacional tranquila

Se você está se preparando para fazer uma viagem internacional, provavelmente já sabe que precisará fazer o câmbio de moedas antes de viajar. Afinal, o Brasil é o único país que utiliza o Real, então a depender de qual seja o seu destino, será preciso fazer o câmbio para Dólar ou Euro, no mínimo – é claro que existem outras moedas que vão variar conforme o país, mas as mais populares são essas duas.

Pensando nisso, e sabendo que a maioria das pessoas não faz ideia de como fazer esse câmbio, nós reunimos algumas dicas que você precisa saber antes de viajar, assim você poderá não só fazer o câmbio, mas ainda economizar nesta conversão. Então, vamos lá!

Dicas para fazer o câmbio antes de viajar

1.      Onde fazer o câmbio?

Para começar, você precisa saber qual o lugar para fazer esse câmbio de moedas. Afinal, apesar de existirem inúmeras casas de câmbio espalhadas pelo mundo, é fundamental escolher uma empresa confiável, que tenha boa reputação no mercado. Já imaginou trocar o seu dinheirinho suado por uma moeda falsa? Então, antes de entrar na primeira casa de câmbio que aparecer na sua frente, faça uma pesquisa bem atenta.

Outra opção para quem não quer correr nenhum risco é fazer o câmbio diretamente com o banco, onde você já tem conta. A desvantagem, nesse caso, é que a cotação tende a ser um pouco mais alta do que nas casas de câmbio, mas com certeza a transação será mais segura.

2.      Dinheiro ou cartão?

A resposta é: os dois. Não importa qual o seu destino final, é sempre importante levar uma quantia em espécie, pois existem lugares que não aceitam cartão. Se, por acaso, você ficar com receio de levar todo o valor em espécie, uma boa opção é comprar um Visa Travel Money, que funciona como um cartão de débito. Nesse caso, basta inserir o saldo que você deseja e seguir usando o cartão na hora de pagar as contas.

Por outro lado, o cartão de crédito não é muito recomendado, já que, além do câmbio, você também precisará pagar o IOF. Mas, de todo modo, vale a pena ter um cartão de crédito internacional em mãos, para o caso de uma emergência.

3.      Fazer o câmbio no Brasil ou no destino final?

Essa é uma dúvida bastante comum, já que existem casas de câmbio no Brasil e fora. No geral, é sempre melhor fazer o câmbio no Brasil. Isso porque o real costuma estar muito desvalorizado em relação às demais moedas, então a cotação fora do país é ainda mais alta.

No entanto, pode acontecer de você não conseguir encontrar a moeda do seu país de destino aqui no Brasil. Nesse caso, é melhor fazer o câmbio para dólar ou euro no Brasil e, ao chegar no seu destino, você faz o câmbio novamente para a moeda local.

4.      Como conseguir a melhor cotação?

A melhor forma de conseguir uma boa cotação para fazer o câmbio de moedas é pesquisar. Assim, fica mais fácil encontrar o lugar que está com o valor mais baixo, apesar de a diferença não ser tão grande entre as casas de câmbio. Mas aqui fica uma dica de ouro: como a cotação costuma oscilar muito, o ideal é você começar a comprar a sua moeda com antecedência, e em momentos diferentes.

Dessa forma, você conseguirá comprar em momentos de alta e baixa, ficando com um valor de cotação médio bastante razoável ao final. Já pensou deixar pra comprar tudo na semana de viajar e os valores subirem?

E aí, gostou das nossas dicas para fazer o câmbio antes de viajar?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo