Você já ouviu falar em embarque biométrico?
Descubra Como Funciona o Embarque com Biometria e Suas Vantagens
A possibilidade de fazer o embarque com o bilhete no celular já foi, para muita gente, revolucionária. Seria o fim de tantos papéis e documentos que poderiam ser perdidos. Mas, a cada dia que passa, novas possibilidades vão surgindo, tornando o momento do embarque ainda mais fácil. Já pensou na possibilidade de poder embarcar utilizando apenas a sua biometria?
Pois é, o embarque biométrico já está sendo implementado e promete ser ainda melhor do que o embarque pelo celular. Afinal, não vai ser mais preciso nenhum tipo de papelada e nem burocracia. Mas se você fica preocupado com as mudanças e acha que vai ser muito complicado e não vai se adaptar, fique tranquilo pois através desse post, a maioria das suas dúvidas vão ir embora e tudo vai parecer mais fácil. Então, venha conferir como funciona essa tecnologia!
O que é biometria?
Vamos começar do começo! Então, antes de mais nada, é preciso explicar que a biometria não se resume apenas à impressão digital, apesar de essa ser a nossa primeira associação. A biometria é, na verdade, uma tecnologia de identificação que visa ao reconhecimento de uma característica física única. Nesse sentido, pode ser a impressão digital, a leitura do padrão venoso ou o reconhecimento facial, por exemplo. Deu para entender ? As vezes falando assim, pode parecer complicado, mas é algo bastante simples.
Qual a vantagem do embarque biométrico?
Além da possibilidade de poder embarcar sem precisar do cartão de embarque físico, o que já seria um sonho, o embarque biométrico tem como principais vantagens a segurança e a rapidez. Isso porque, com a análise da biometria, fica impossível que alguém se utilize do cartão de embarque de terceiros para ter acesso às áreas restritas do aeroporto. Além disso, o embarque torna-se muito mais rápido, sendo estimado que cerca de 14 pessoas conseguem entrar em um minuto, aproximadamente o dobro de um embarque comum. Já pensou, poderia ser o fim das filas na hora do embarque!
Onde surgiu o embarque biométrico?
O primeiro país a implementar o embarque biométrico foi os Estados Unidos, que o utiliza desde 2016. A primeira companhia aérea a utilizar essa tecnologia foi a Latam Airlines, mas o procedimento já tem se difundido ao redor do mundo. Tanto é que, atualmente, o Uruguai já possui o embarque biométrico. Ou seja, será que já podemos sentir a tecnologia chegando cada vez mais perto?
Como funciona o embarque biométrico?
Agora vamos ao que interessa, vamos te explicar como funciona o embarque biométrico. Pode parecer complexo, mas na verdade é bem simples, como já dissemos acima. A Latam realizou a adaptação dos sistemas Vision Box e SITA para implementar o embarque biométrico, que funciona da seguinte forma:
- O passageiro apresenta o documento eletrônico, que pode ser o passaporte ou a identidade;
- O sistema lê as informações fornecidas pelo documento e captura a foto que fica registrada no chip do documento;
- O passageiro seleciona o voo que irá embarcar;
- O sistema, que utiliza o reconhecimento facial como protocolo de biometria, avalia se a pessoa em questão é a mesma que consta na foto do documento, e armazena essas informações;
- Ao final, quando chegar na hora de embarcar, não será mais necessário apresentar os documentos, bastando o reconhecimento facial para entrar na área de embarque e no avião.
E assim terminamos o nosso passo a passo, o que achou? Conseguimos desmistificar um pouco essa nova tecnologia que pode em muito breve estar presente nos aeroportos pelo mundo? Temos sempre que estar preparados para as mudanças e o nosso objetivo é além de te apresentar, simplificar o uso delas. Espero que tenhamos conseguido!