O que fazer em Ouro Preto
Se você está procurando o que fazer em Ouro Preto, chegou ao lugar certo. Nós já fizemos um post com as principais dicas que você precisa saber antes de ir para lá, que vão desde o melhor período para conhecer a cidade, até os melhores lugares para se hospedar. Então, se você ainda não definiu todos os detalhes, vale a pena ir lá dar uma olhada. Mas, se você já está decidido a ir para Ouro Preto e ainda não sabe o que fazer por lá, venha descobrir!
O que fazer em Ouro Preto
Antes de mais nada, é preciso destacar que Ouro Preto é uma cidade colonial, e tem seus principais passeios relacionados a isso. Por isso, a proposta ao conhecer Ouro Preto sempre terá um viés mais histórico e cultural, diante da riqueza de informações que a cidade tem a oferecer.
Para se sentir ainda mais próximo dessa realidade, nós recomendamos fazer os passeios a pé, sempre que possível. Então, venha descobrir o que não pode ficar de fora do seu roteiro!
1. Caminhar pelo centro histórico
Caminhar pelo centro Centro Histórico é uma das coisas mais importantes que você vai fazer em Ouro Preto. Afinal, é lá que ficam as principais atrações turísticas da cidade. Inclusive, é bem provável que você fique hospedado na região do centro, então estará passando por ele a todo tempo.
Um ótimo ponto de partida é a Praça Tiradentes, lugar que ficou marcado pela exposição da cabeça de Tiradentes. De lá, não deixe de conhecer o Museu da Inconfidência, o Museu de Ciência e Tecnologia e os casarões que cercam a praça. Além de ser um lugar com muita história para contar, você vai ficar impressionado com a beleza das construções.
2. Conhecer as principais igrejas de Ouro Preto
Ouro Preto possui tantas igrejas antigas que há quem pense que conhecer as igrejas é a única atração da cidade. Isso não é verdade, claro, mas você não pode ir embora de lá sem conhecer as principais igrejas da cidade. Afinal, cada uma possui um estilo único e está cercada de inúmeros fatos interessantes.
A Igreja de Nossa Senhora do Pilar, por exemplo, é considerada a segunda igreja mais rica do Brasil, pois possui mais de 400kg de ouro em sua construção. Além disso, no subsolo fica o Museu de Arte Sacra do Pilar. Já a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, por sua vez, possui inúmeras obras de Aleijadinho em seu interior, além de ter sido decorada pelo pai do artista.
3. Visitar o Museu Casa dos Contos
Pense num lugar que já foi de tudo… é a Casa dos Contos. Esconderijo, casa de fundição, casa da moeda, prefeitura e secretaria da fazenda foram algumas das funções atribuídas a ela. Por isso mesmo, já dá para imaginar o tanto de história que ela tem para contar, não é mesmo?
Pois bem, a Casa dos Contos foi transformada em um Museu, que reúne um acervo riquíssimo, contando toda essa história. Entre os itens que você poderá conferir de perto, temos moedas e cédulas que circulavam pelo Brasil colônia. E o melhor: a entrada é gratuita!
4. Ir a uma Mina de Ouro
É impossível falar em Ouro Preto sem lembrar das minas de ouro, não é mesmo? Justamente por isso é que uma das coisas que você precisa fazer em Ouro Preto é conhecer uma mina de pertinho. Afinal, quer uma forma melhor de conhecer a história do nosso país do que conferi-la com os próprios olhos?
Entre as principais minas que você pode conhecer, temos as minas do Palácio Velho, a Mina Jeje e a Mina Chico Rei. Então, não deixe de incluir no seu roteiro!